Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Novena à Santa Lúcia

Fazer um ato de contrição e as duas orações preparatórias a Deus e a Santa, que servem para dar princípio à novena, dizendo ao fim dela três Pai-Nossos e três Ave-Marias;
E feitas a súplica depois, se concluirá com a oração especial de nosso Senhor Jesus Cristo.
Os que fizerem novena se confessarão e comungarão no primeiro dia, ou ao menos em algum dos nove dias.


Oração ao Eterno Pai para todos os dias:
Deus meu e amorosíssimo Pai meu, que por somente vossa bondade infinita, criastes no principio do mundo os céus e a terra, fazendo tudo do nada; Vós, Senhor, que com suma sabedoria o governais tudo, e com admirável Providência ordenais do modo mais conduzente a vossa honra e glória: Suplico-vos, Senhor, penetreis meu coração com um raio de vocação verdadeira para fazer esta novena, e que me ensineis, como sapientíssimo Mestro, a pedir aquilo que mais me convém para a saúde espiritual de minha alma, dispondo tudo ao maior serviço vosso, assim espero alcançar de vossa bondade e misericórdia infinita. Amém.


Oração a Santa Lúcia para todos os dias:
Gloriosa Virgem e Mártir Santa Lucia, a quem concedeu o Senhor desde a terna infância, as benções de sua graça, elegendo vos o Eterno Pai por digna filha sua, o Filho soberano por esposa amada, e o Espírito divino por sua agradável habitação, suplico-vos Santa minha me alcanceis da beatíssima Trindade um fervor devoto, para celebrar esta novena em honra vossa, e que assim como vossa ditosa alma começou a servir a Deus, inflamada dos ardores de seu amor, não desistido de tão nobre empenho, até chegar a possuir laureada duas coroas de virgem e mártir, assim consiga eu, mediante vossa intercessão poderosa, um verdadeiro amor para com Nosso Senhor para que amando-lhe e servindo-lhe nesta vida, logre depois vê-Lo na eterna bem aventurança. Amém.

Para alcançar a graça que se pede, rezar três Pai-Nossos e três Ave-Marias a oração final para todos os dias:


Oração a Nosso Senhor Jesus Cristo.
Senhor meu Jesus Cristo, verdadeiro Deus e homem, que por seu vosso infinito amor descestes do céu a terra, e vos vestisteis da da natureza humana no puríssimo ventre de Maria Santíssima, Mãe e Senhora nossa, e compadecido de que o inimigo comum, como lobo carniceiro, houvesse feito de presa a minha pobre alma, padecestes crudelíssimos tormentos, até morrer afrontosamente cravado em uma cruz, ressuscitando glorioso ao terceiro dia triunfando da morte e do demônio. Não permitais, Senhor que por minha fragilidade volte eu a ser escravo de tão feroz inimigo, antes bem dai-me auxílios de vossa graça para formar um ato de verdadeira contrição, com que me pese de haver-vos ofendido, somente por ser Vós quem sois, com propósito firme de não voltar mais a ofender-vos: E concedei-me o pedido que faço nesta novena, e o perseverar em vosso santo serviço até o fim de minha vida, para que minha alma logre depois ver-vos e estar pela eternidade na glória, onde vives e reinas em unidade do Pai e do Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amém.


Primeiro Dia
Início com o ato de contrição e as orações preparatórias, três Pai-Nossos e três Ave-Marias e a oração do dia correspondente.
Oração:
Misericordiosisimo Pai Eterno, fonte perene de onde descem infinitos raios de piedades, com que se rega a terra estéril dos humanos corações, e de cuja liberal mão desce a este vale de lágrimas todo o bem, lembrai-vos, Senhor, de que pelo grande amor que nos tendes, permitis que vos invoquemos com o doce nome de Pai; E que assim, olhando-nos como filhos, desconhecido de nossas ingratidões, se move vossa piedade a socorrer-nos; e passando adiante vosso amor, nos mandais, pela boca de vosso preciosíssimo Filho e Senhor Nosso Jesus Cristo, que chamemos as portas da misericórdia,empenhando ao mesmo tempo vossa divina palavra de abrir-las, e conceder-nos quanto vos pedissemos dignamente.
Assim vos suplico, Deus meu, me outorgueis a graça que peço nesta novena, para a maior honra e glória vossa.Amém.

Oração:
Oh!piedosa Virgem e Mártir Santa Lucia, cuja vida inocentíssima foi toda uma vida hóstia, oferecida em holocausto ao verdadeiro Deus, padecendo por seu amor divino os mais cruéis tormentos que inventou a raiva dos tiranos, até dar o último suspiro aos fios de uma espada; Alcançai-me, Santa minha que imitando vossa piedade, possa oferecer ao Senhor em reparo de minhas culpas qualquer trabalho, contratempo e perseguição que padeça. Assim mesmo espero conseguir que me alcançaeis a graça que peço nesta novena, se é para maior glória de Deus, honra vossa e bem espiritual de minha alma. Amém.
Agora levantando o coração a Jesus se pede com humildade e confiança, mediante os méritos da Santa, a graça que se deseja alcançar.
Concluir com a súplica e a oração final para todos os dias:


Segundo Dia
Oração:
Eterno Deus, que para dar aos homens um espelho de humildade, enviastes ao mundo a vosso unigênito Filho,vestido com a roupagem de escravo, sendo rei dos reis e Senhor dos Senhores, concedei-me, Deus meu, que veja com os olhos da meditação a vossas virtudes, onde em cada uma podemos achar muitos exemplos de humildade a imitar, e a cuja vista me faz conhecer minha pequenez.
Pó sou, Senhor, de pó é meu princípio e ao pó terei de voltar; não permitais que este vil pó se levante, movido pelo vento da vaidade e amor próprio para cegar-me os olhos do entendimento, persuadindo-me que sou algo, quando nada sou na realidade. Concedei-me, a graça que vos suplico nesta novena, e que chegue a conhecer-me, para que me recolha e humilhe perante vossa grandeza. Amém.
Oração:
Oh!cândida Virgem e Mártir, Santa Lucia, incendiada rosa de caridade, cuja perfeita virtude mostrastes, quando tendo ido a cidade de Catania, a pedir no sepulcro da bem aventurada Santa Aguida, a saúde de vossa enferma mãe, vos apareceu a gloriosa virgem, e vos deu amoroso conselho, de que por sua intercessão pediais a graça que vos mesma podiais alcançar.
A humildade, oh! Santa minha, não vos deixava que viesseis usar vosso poder para com o Autor da saúde, e minorava vossos méritos em sua presença.
Alcançai-me, pois tão poderosa sois com o Senhor, um verdadeiro conhecimento de minha pequenez, com o qual veja humildemente a fragilidade de meu ser, a duvida de minha vida e a certeza de minha morte,para que não me apeteça as vãs estimas do mundo, antes bem solicite seus desprezos;
E ainda facilitai-me a graça que vos peço nesta novena, se é para maior glória de Deus, honra vossa e bem de minha alma. Amém.


Terceiro Dia
Oração:
Generoso Pai meu, de cuja liberalidade são testemunhas infaliveis os céus e a terra, e quanto neles resplandece, pois todo nos dais do tesouro de vossas riquezas; concedei-me Senhor, que imitando esta generosidade, reparta com meus próximos os bens que tenho, e apartai de meu coração o desordenado apetite das temporais riquezas, que insensivelmente arrastam os sentidos com sua falsa beleza. Não permitais, Deus meu, que reine em minha alma a abominável peste da avareza: antes bem que, desapreciando todos os bens caducos e perenes, somente apeteça os eternos de vossa glória.
Concedei-me também a graça que vos peço nesta novena, e a pobreza de espírito,com que não solicite coisa alguma desta vida. Amém.
Oração:
Oh!humilde Virgem e Mártir Santa Lucia, paraíso ameno das delicias do Senhor, que desapreciando generosamente as riquezas desta vida, suplicastes a vossa mãe que, em recompensa da saúde que lhe havias alcançado do Altíssimo, daria aos pobres quanto vos pudesse pertencer por razão de dote;
Ficando vossa alma rica, havendo conseguido a preciosa roupa da liberalidade, para celebrar desposorios castíssimos com Jesus Cristo, Senhor Nosso.
Alcançai-me, Santa minha, um coração desapegado dos bens perenes, e que arranque dele todo amor e desejo, como espinhos e abrolhos que impedem que minha alma produza sazonados frutos de virtudes. Ainda consegui-me a graça que vos peço nesta novena para a maior honra e glória de Deus. Amém.


Quarto Dia
Oração:
Onipotente Deus, que criastes ao homem para senta-lo a vossa mesa, oferecendo-lhe os saborosos manjares da glória, e convidando-lhe com as doçuras das espirituais delicias; Vós, Senhor, que com sabedoria infinita nos fizestes um meio entre os anjos e os brutos, formando-nos de corpo terreno e de espiritual alma; Concedei-me, Deus meu, a virtude da temperança, para que contentando-me com o precioso alimento, não me apeteça o supérfluo, chegando por este vício a poder assimilar-me com os mais selvagens irracionais, havendo-me dado uma alma tão nobre, que é capaz de espirituais amores, e de lograr os presentes da vida eterna. Vos suplico me outorgueis a graça que vos peço nesta novena, se é para maior honra e glória vossa.Amém.

Oração:
Oh!penitente Virgem e Mártir, Santa Lucia, ameno campo, não de frutos terrestres e perenes senão de celestiais flores, que produziram em vossa alma a virtude da temperança, como se viu claramente em teus continuos sofrimentos, abstinências e vigílias. Oh!fragrante rosa, que conservastes a mais singular beleza, não pelo julgamento que recebias na terra, senão pelo prêmio da graça que em vós destilava o céu; Alcançai-me, Santa minha, fome e sede dos manjares da glória, um espiritual apetite das celestiais virtudes, e um eficaz desejo de sustentar-me naquela celestial mesa, para que a sua vista me cause repulsa a baixeza dos deleites da gula, e abominando-os os desaprecie como principio de nossa perdição, pois por eles, fomos justamente desterrados do Paraíso.
Também vos suplico me impetreis a graça que peço nesta novena, para a maior honra e glória de vosso querido e amado esposo Jesus. Amém.


Quinto Dia
Oração:
Divino Senhor e criador meu, tão amante da castidade, que a seus amadores concedeis lugar nos coros angélicos, fazendo para com estes celestiais espíritos;
Dai-me, Deus meu, a conhecer a nobreza e beleza desta virtude, para que enamorados meus sentidos e potencias de sua beleza, não percam a modéstia e recato necessários para conserva-la, antes bem cerrados com a chave de vosso santo temor, preservem minha alma pura e limpa de todo apetite sensual, cujo feroz vulcão tem derrubado os mais altos cedros de santidade.
Outorgai-me também Senhor, a graça que vos peço nesta novena, a maior honra e glória vossa.Amém.
Oração:
Oh!casta Virgem e Mártir, Santa Lucia, branca e cândida açucena, cujas pureza não conseguiram manchar nem com toda a malicia do demônio, induzindo que vos levassem a um lugar pecaminoso público, para que fosse manchada vossa pureza; O que não consentiu vosso Esposo, fazendo milagrosamente que nem as forças dos soldados, nem a violência de um carro de bois, podessem mover-vos da terra que pisavas. Alcançai-me, Oh! Santa minha, persevere eu imóvel na virtude de castidade, e que não prevaleçam contra mim, nem as tentações do inimigo comum, mas que resistindo velentemente saia vitorioso de todas elas.
Também vos suplico me alcanceis a graça que vos peço nesta novena, para a maior honra e glória do Senhor. Amém.


Sexto Dia
Oração:
Pacentíssimo Deus meu, quantas vezes meus pecados tem irritado vossa infinita justiça! Mas vossa infinita misericórdia vos tem tirado sempre das mãos a espada, que eu mesmo havia posto nelas. Suplico-vos, Senhor, adorneis minha alma com a preciosa jóia da paciência; E se contra mim o imenso e soberbo mar do mundo, acometendo-me com as ondas de suas perseguições, conjurando-se em perversas vontades meus inimigos, dai-me paciência, Senhor, pois não tenho de que queixar-me se me ofendem, lembrando-me do muito que vos tive ofendido.
Concedei-me, vos rogo, a graça que peço nesta novena para a maior honra e glória vossa.Amém.
Oração:
Oh!paciente Virgem e Mártir, Santa Lucia, finíssimo diamante da tolerância como se viu nos cruéis tormentos com que o rei Pasquaseo intentou quebrantar vossa fortaleza, logrando somente que se descobrissem os preciosos quilates de vossa paciência. Alcançai-me, oh! Santa minha, de vosso querido Esposo, uma perfeita tranqüilidade, paz e sossego, para que não se levante em minha alma a furiosa tempestade de ódios, iras e desejos de vingança contra os que me ofendem, antes bem lhes ofereça a outra face, como o Senhor nos deixou recomendado.
Ainda suplico-lhe que me conceda a graça que vos peço nesta novena a maior honra e glória sua. Amém.


Sétimo Dia
Oração:
Sempiterno Deus e amantíssimo Pai meu, cujo amor com o homem é tão grande que vos obrigou a envi-nos a vosso unigênito Filho e Senhor Nosso para que nos redimisse da potestade do inferno, e nos ensinasse o caminho da glória;
Fazei Senhor, que se impriman em nossos corações uma ardente e fervorosa caridade, para que amando-nos uns a outros, sejamos reputados por verdadeiros discípulos de Jesus Cristo; e apartai de meu coração todo gênero de invejas dos bens de meus próximos, não permitindo que me entristeça por suas felicidades.
Enchei-los, Deus meu, a todos de bens espirituais e temporais, e concedei-me a mim a graça que vos peço nesta novena, a maior honra e glória vossa.
Oração:
Oh!amante Virgem e Mártir, Santa Lucia, incendiada fogueira de caridade, cuja perfeita virtude vos uniu tão estreitamente com Jesus, vosso amado Esposo, que desejavas padecer por seu amor os maiores tormentos;
e assim, quando vosso corpo foi cercado de incendiada lenha e resina ardente, não permitiu o Senhor que as chamas consumissem vossa vida, e em meio da fogueira lhe rogavas docemente pela saúde espiritual dos mesmos soldados.
Alcançai-me, Santa minha, que imitando-vos na caridade, ainda que me veja rodeado de trabalhos, contratempos e perseguições, não desfaleça em amar e servir a meu Deus, antes em meio das tribulações seja para pedir-lhe pelos mesmos que me ofendem.
Consegui-me de sua piedade infinita a graça que solicito nesta novena,para maior honra e glória sua . Amém.


Oitavo Dia
Oração:
Incriado Pai meu, que haveis adornado ao homem de um entendimento para conhecer-vos, de uma vontade para amar-vos e de uma memória para lembrar-se dos benefícios que lhe fazias, concedendo-lhe piedoso o tempo desta vida, para que o empenhasse em vosso santo serviço: Pelo que lhe ofereceis em recompensa de seus trabalhos abundantes riquezas na glória: Dai-me, Deus meu, um espírito certo e fervoroso, com que não deseje passar um instante que não o empenhe em agrado vosso, ajudado dos fervores e auxílios de vossa graça; e concedei-me o que vos peço nesta novena, para a maior honra e glória vossa.Amém.
Oração:
Oh!laboriosa Virgem e Mártir Santa Lucia que como oficiosa abelha, voando dia e noite nas ramas do Líbano da Igreja,fizestes em vossa alma um banquete saborosíssimo de heróicas virtudes, com que agradava a vosso divino Esposo;
E como fiel apreço, com continuo trabalho, tecestes em vosso coração a preciosa tela de tão realçadas obras, que enamorado o mesmo Deus, vos concedeu a aurea do martírio, para que com os rubis e corais que verteu vossa garganta aos fios da espada, se vissem o valor dos atos de amor, com que vos adornavas.
Alcançai-me, Santa minha, consiga eu também exercitar-me toda minha vida em servir e amar ao Senhor, e que por minha ociosidade e desistencia não me pareça com aquela vinha sem fruto ou figueira estéril que, como árvores inúteis, foram condenadas ao fogo eterno. Pedi também a Deus que me conceda a graça que solicito nesta novena, para a maior honra e glória sua . Amém.


Nono Dia
Oração:
Deus imenso, principio e fim de todas as coisas, que por serem tão perfeitas, publicam ser obras dignas de vosso poder, resplandecendo nelas como em cristão espelho vossos soberanos atributos de poderoso, por haver feito tudo do nada;
sapientíssimo, pela ordem admirável com que colocasteis, e de imenso, por haver-vos comunicado a toda criatura. Bendigo-vos, Senhor, todas as obras de vossas mãos: adoro-vos e glorifico-vos por tantos benefícios que de Vós recebemos, e principalmente eu vos dou infinitas graças, porque me haveis concedido começar e concluir esta novena, em que vos tive pedido as principais virtudes, para que adornada delas minha alma, seja digna morada vossa. Finalmente vos rogo me outorgueis a mercede que solicito e o especialíssimo dom da perseverança no bem fazer, com que logre a coroa que tendes oferecido aos que perseveram em vosso santo serviço até a morte. Amem.

Oração:
Oh!feliz Virgem Mártir Santa Lucia, girassol amante do Sol de justiça que esquecida da terra que habitavas, correstes ditosamente a beber os raios celestiais, sem desviar-vos um passo da perfeição, por mais estorvos que o inimigo comum solicitou por-vos, pelejando tão varonilmente que merecestes as duas coroas de virgem e mártir;
Alegro-me,Santa minha, de que o coro dos anjos vos recebeste, admirado de ver em uma criatura vestida de corpo e alma, aquela pureza própria de sua espiritual natureza , de que os mártires vos dariam mil honrarias por ver em sua hierarquia vosso valor e constancia; de que as Virgens cantassem a Deus novos cânticos de adoração, por ver-vos em sua companhia; e finalmente, de que Jesus, vosso amado dono, vos recebias como esposa.
E pois tão poderosa sois com o Senhor, espero de vosso patrocínio me alcanceis o que peço nesta novena, com auxílios de graça, para emendar-me e perseverar até o fim de minha vida em servir e amar a Deus, e conseguir depois acompanhar-vos na glória. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário