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domingo, 14 de agosto de 2011

Carta de Santo Inácio de Antioquia aos Esmirniotas (107 d.C)

Sobre a Obra Por Alessandro Ricardo Lima

Esta carta foi escrita em Trôade, aproximadamente em 107 d.C..

Esta carta Inácio destina aos cristãos de Esmirna.

É o texto mais antigo que se tem notícia que utiliza a expressão "Igreja católica" (Esmirniotas 8:2).

Nesta carta Inácio combate a heresia do docetismo, que negava a realidade carnal de Cristo (Esmirniotas 4;5;6).

Como em todas suas cartas, o tema central é a unidade. Inácio exorta para a obediência e submissão ao bispo, mostrando que aquele que não está em comunhão com a hierarquia legitimamente instituída, não está em comunhão com Deus (Esmirniotas 8;9).

A carta também dá testemunho da fé primitiva na Real Presença de Jesus Cristo em corpo e sangue na Eucaristia (Esmirniotas 7).

Carta de Santo Inácio de Antioquia aos Esmirniotas - Caps I a VII

Por Santo Inácio de Antioquia

Tradução: Ivo Storniolo, Euclides M. Balancin

Fonte: Padres Apostólicos, Volume I, Coleção Patrística. Ed. Paulus

Saudação

Inácio, também chamado Teóforo, à Igreja de Deus Pai e de seu Filho amado Jesus Cristo, que obteve por misericórida todos os dons, repleta de fé e amor, à qual não falta nenhum dom, caríssima a Deus, , portadora dos objetos sagrados, que está em Esmirnaa, na Ásia, as melhores saudações, no espírito irrepreensível e na palavra de Deus.

A humanidade de Cristo

1. 1Agradeço a Jesus Cristo, que vos tornou tão sábios. De fato, constatei que sois perfeitos na fé imutável, como que pregados na carne e no espírito à cruz de Jesus Cristo e confirmados no amor do seu sangue. Estais plenamente convencidos de que o nosso Senhor é verdadeiramente da descendência de Davi segundo a carne, Filho de Deus segundo a vontade e o poder de Deus, nascido verdadeiramente da virgem, batizado por João, para que toda a justiça fosse cumprida por ele. 2Ele foi realmente pregrado por nós em sua carne, sob Pôncio Pilatos e o tetrarca Herodes. É graças a esse fruto, à sua divina e feliz paixão que nós existimos, a fim de erguer para sempre um estandarte pela ressurreição para os seus santos e fiéis, tanto judeus como pagãos, no corpo único da sua Igrejab.

2. 1Ele sofreu tudo isso por nós, para que sejamos salvos. E ele sofreu realmente, assim como ressuscitou verdadeiramente. Não sofreu, apenas na aparência, como dizem alguns incrédulos. São eles que existem apnas na aparênciac. Assim como pensam, para eles acontecerá serem sem corpos e semelhantes a espíritos.

3. 1Quanto a mim, sei e creio que, mesmo depois da ressurreição, ele estava na sua carne. 2Quando veio até aos que estavam em torno de Pedro, lhes disse: "Pegai, tocai-me, e vede que eu não sou espírito se corpo." E imediatamente eles o tocaram, e, ao contato com sua carne e seu espírito acreditaram. É por isso que eles desperzaram a morte e foram reconhecidos superiores à morte. 3E depois da ressurreição, comeu e bebeu junto com eles, como um ser de carne, embora espiritualmente unido ao Pai.

Fugir das heresias

4. 1Amados, é isso que eu vos recomendo, sabendo que vós também tendes o mesmo pensamento. Quero, porém, colocar-vos de sobreaviso contra as feras em forma humana. Não só não deveis recebê-las, mas, se possível, sequer encontrá-las. Somente rezem por elas, para que possam converter-se, o que é difícil. Entretanto, Jesus Cristo tem poder, ele que é nossa verdadeira vida. 2Se isso foi realizado apenas em aparência por nosso Senhor, então eu também estou acorrentado em aparência. Então, por que me entreguei à morte, ao fogo, à espada, às fera? Porém, perto da espada, perto de Deus; vizinho às feras, vizinho a Deus, somente em nome de Jesus Cristo. Para sofrer com ele, eu suporto tudo, e é ele quem me dá forças, ele que se fez homem perfeito.

5. 1Alguns que o renegam, por ignorância, são ainda mais por ele. São mais defensores da morte do que da verdade. Não foram persuadidos nem pelas profecias nem pela lei de Moisés, 2e até agora nem pelo evangelho nem pelos sofrimentos de cada um de nós, pois eles pensam o mesmo a respeito de nós. De fato, o que adianta alguém me louvar, se ele blasfema contra meu Senhor, confessando que ele não se encarnou? Aquele que assim diz, o renega completamente, tornando-se portador de morte. 3Não me recordarei, enquanto não se converterem à paixão, que é a nossa ressurreição.

6. 1Que ninguém se engane: até para os seres celestes, a glória dos anjos, os principados visíveis e invisíveis, se não crerem no sangue de Cristo, haverá julgamento. Quem puder compreender, compreenda. Ninguém se orgulhe de seu posto, fé e amor é tudo, e nada lhes é preferível. 2Considerai aqueles que têm opinião diferente sobre a graça de Jesus Cristo, que veio até nós: como eles são opostos ao pensamento de Deus! Não se preocupam com o amor, nem com a viúva, nem com o órfão, nem com o oprimido, nem com o prisioneiro ou liberto, nem com o faminto ou sedento.

7. 1Eles se afastam da eucaristia e da oração, porque não professam que a eucaristia é a carne do nosso Salvador Jesus Cristo, que sofreu por nossos pecados e que, na sua bondade, o Pai ressuscitouc. Desse modo, aqueles que recusam o dom de Deus, morrem nas suas disputas. Seria melhor para eles praticarem o amor, a fim de ressucitarem também. 2Convém para vós manter-se distantes dessas pessoas e não falar com elas, seja em particular, seja em público, e seguir os profetas, especialmente o evangelho, onde a paixão nos é mostrada e a ressurreição realizada. Fugi das divisões, como princípio que é de todos os males.

aEra cidade marítima da Ásia Menor, a oeste de Éfeso. Alguns afirmam ter sido pátria de Homero. Pesquisas arqueológicas a identificam com a colina de Hacimutsoste a oito quilômetros da atual cidade de Izmir (Turquia). A partir de 60 a.C., fez parte da província romana da Ásia, até as invasões árabes. A cidade moderna foi ocupada pela Grécia em 1919. Em 1922, foi tomada pela Turquia. À Igreja de Esmirna foi dirigida uma carta pelo autor do Ap 2:8-11. Era uma Igreja que vivia na tribulação e na indigência sofrendo os ataques da "sinagoga de Satanás".

bForte testemunho do conhecimento primitivo da unicidade da Igreja

cInácio nos revela a concepção que os primeiros cristão tinham da eucaristia: verdadeiro corpo e sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo

Notas: Roque Frangiotti

Carta de Santo Inácio de Antioquia aos Esmirniotas - Caps VIII a XIII

Por Santo Inácio de Antioquia

Tradução: Ivo Storniolo, Euclides M. Balancin

Fonte: Padres Apostólicos, Volume I, Coleção Patrística. Ed. Paulus

União com o bispo

8. 1Segui todos ao bispo, como Jesus Cristo segue ao Pai, e ao presbítero como aos apóstolos; respeitai os diáconos como à lei de Deus. Sem o bispo, ninguém faça nada do que diz respeito à Igreja. Considerai legítima a eucaristia realizada pelo bispo ou por alguém que foi encarregado por eled. 2Onde aparece o bispo, aí esteja a multidão, do mesmo modo onde está Jesus Cristo, aí está a Igreja católicae. Sem o bispo não é permitido batizar, nem realizar o ágape. Tudo o que ele aprova, é também agradável a Deus, para que seja legítimo e válido tudo o que se faz.f.

9. 1De agora em diante, convém retomar o bom senso e enquanto ainda temos tempo, converter-nos a Deus. É bom reconhecer a Deus e ao bispo. Quem respeita o bispo, é respeitado por Deus; quem faz algo às ocultas do bispo, serve ao diabo.

2Todas as coisas sejam abundantes para vós na graça, pois vós sois dignos. Vós me reconfortastes de todas as maneiras. Que Jesus faça o mesmo por vós. Estando ausente e presente, vós me amastes. Que Deus faça o mesmo por vós. Suportando tudo ele, vós o alcançareis.

10. 1Fizestes bem, recebendo Fílon e Reo Agatópodo como diáconos de Cristo de Deus. Eles me acompanharam por amor a Deus. Eles também agradecem ao Senhor a respeito de vós, pois vós os reconfortastes de todas as maneiras. Nada disso é perdido para vós. Meu espírito e minhas cadeias, que não me desprezastes e das quais não vos envergonhastes, são o vosso resgate. A fé perfeita, Jesus Cristo, não se envergonhará de vós.

Saudações finais

11. 1Vossa oração chegou até a Igreja que está em Antioquia da Síria, de onde, vos saúdo a todos, acorrentado com essas cadeias preciosas a Deus, embora eu não seja digno de lhes pertencer, pois sou o último deles. Todavia, segundo a vontade de Deus, fui considerado digno, não pela minha consciência, mas pela graça de Deus; desejo que ela me seja dada plenamente, a fim de que, com a vossa oração, eu possa alcançar a Deus. 2E para que a vossa obra seja perfeita na terra e no céu, convém que a vossa Igreja, para a glória de Deus, eleja um enviado de Deus para ir até à Síria se congratular com aqueles fiéis, porque reconquistaram a paz e retomaram a sua grandeza, reconquistando para si o próprio corpo. 3Pareceu-me que seria obra digna alguém de vós ser enviado com uma carta, para celebrar com eles a serenidade que lhes voltou, graças a Deus, e pelo fato de que (a Igrja deles) já atingiu o porto, graças às vossas orações. Sendo perfeitos, também tendes pensamentos perfeitos. Se desejais fazer o bem, Deus está pronto a vos ajudar.

12. 1Saúda-vos o amor dos irmãos que estão em Trôade, de onde vos escrevo, por meio de burro, que enviastes a mim junto com os efésios, vossos irmãos, e que me reconfortou de todas as maneiras. Seria bom que todos o imitassem, pois ele é modelo de serviço a Deus. A graça o recompensará de todos os modos. 2Saúdo o bispo digno de Deus, o respeitável presbítero, os meus diáconos, meus companheiros de serviço, e todos individualmente e em comunidade, em nome de Jesus Cristo, na sua carne eno seu sangue, em sua paixão e ressurreição, na unidade da carne e do espírito com Deus e convosco. Para vós a graça, a misericórdia, a paz e a perseverança para sempre.

13. 1Saúdo as famílias de meus irmãos, com suas mulheres e filhos e as virgens chamadas viúvasg. Passai bem na força do Espírito. Fílon, que está comigo, vos saúda. 2Saúdo a família de Távia, e desejo que ela seja fortificada na fé e no amor, física e espiritualmente. Saúdo Alce, nome que me é caro, o incomparável Dafno, Eutécno e todos nominalmente. Passai bem, na graça de Deus.

d,fEstes dois trechos testemunham sobre o pensamento primitivo de que a Igreja verdadeira está onde está a legítima hierarquia da Igreja, e que aqueles que não estão em comunhão com a hierarquia, não fazem parte da Igreja e suas ações não são válidas.

eÉ o mais antigo trecho que se tem notícia sobre o uso da expressão "Igreja católica"

gAs viúvas eram sustentadas pela comunidade com um zelo particular. Para as necessidades da vida eram semelhantes aos órfãos e aos pobres, pela castidade, semelhante às virgens.

Notas: Roque Frangiotti

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